A Polícia Civil, por meio da 1ª Delegacia de Polícia de Investigações Gerais de São José dos Campos (DIG/Deinter 1), deflagrou, na manhã desta quinta-feira (6), no litoral norte de São Paulo, uma operação contra uma organização criminosa especializada no tráfico de drogas e na lavagem de dinheiro proveniente desse comércio ilícito.
Foi identificado um esquema estruturado de movimentação de valores e repasse financeiro entre membros do grupo criminoso. Os alvos da operação integram uma célula de uma facção criminosa com forte atuação em crimes como tráfico de drogas e lavagem de dinheiro em diversas regiões do estado de São Paulo.
Durante as investigações foi constatada uma ligação entre o tráfico de drogas no bairro Campo dos Alemães, em São José dos Campos, e pontos de tráfico no litoral norte paulista. A organização mantinha uma rede estruturada de distribuição de entorpecentes e movimentação financeira, sendo os valores arrecadados com as vendas de drogas no litoral norte transportados em espécie para a zona sul de São José dos Campos, onde eram reinvestidos dentro da estrutura financeira do grupo.
Utilizando-se de veículos específicos para deslocamentos constantes entre as cidades de São José e localidades do litoral norte, os membros da organização realizavam os repasses de valores ilícitos de maneira sistemática, conforme evidenciado pela investigação, que registrou múltiplas viagens entre essas regiões, em horários e trajetos recorrentes.
Essa operação decorre de um desdobramento de ação realizada em outubro de 2024, quando foi abordado um dos investigados, apontado como liderança da célula criminosa. Na ocasião, foram apreendidas grandes quantidades de dinheiro em espécie e diversos celulares, reforçando os indícios da movimentação financeira irregular ligada à facção.
Com base nas provas coletadas, a Polícia Civil representou junto ao Poder Judiciário pela expedição de mandados de busca e apreensão em três endereços localizados no município de São Sebastião, todos vinculados a um indivíduo apontado como gerente do tráfico na região e com estreita ligação a facção.
Nos locais foram apreendidos dispositivos eletrônicos que serão analisados para aprofundar as investigações e identificar novas evidências.