A Polícia Civil, na última quinta-feira (4), por meio da 1ª Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Campinas (Deic/Deinter 2), em colaboração com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), desmantelou uma rede que produzia placas de veículos de forma ilegal, voltadas para o mercado clandestino. A Operação que tinha como objetivo combater furtos e roubos de veículos, revelou empresas que fabricavam placas sem a devida autorização do Detran.
Duas dessas empresas, localizadas em Paulínia, estavam operando de maneira irregular. Durante a ação foi descoberto que uma delas fabricava as placas utilizando dados falsificados nos sistemas públicos para obter materiais controlados. Foram apreendidos equipamentos de fabricação, placas prontas e em branco, além de maquinário utilizado no processo.
O responsável pelas atividades ilegais foi preso em flagrante pelos crimes de inserção de dados em sistemas de informação e adulteração de sinal identificador de veículo. Ele admitiu que usava o login e a senha de uma empresa autorizada na Grande São Paulo para produzir placas de maneira clandestina.
A operação é um golpe significativo no mercado ilegal de placas, que contribui para a clonagem de veículos e a prática de outros crimes. As investigações continuam para identificar outros envolvidos no esquema.