Na manhã da última quarta-feira (6), a Polícia Civil, por meio do trabalho desempenhado pela 1ª Delegacia de Investigações Gerais de Presidente Prudente (DIG), pertencente à Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic/Deinter 8), deu início a Operação “Mistake” deflagrada em cinco estados (São Paulo, Bahia, Pará, Santa Catarina e Goiás), com o objetivo de desmantelar uma quadrilha especializada em clonagem de sites de empresas.
A Operação foi motivada por uma denúncia de uma empresa, cujo site havia sido copiado para vender produtos falsos, lesando diversos consumidores e a credibilidade da empresa. Iniciadas as investigações, foi identificado um grupo que criava sites falsos de várias empresas, promovendo produtos em redes sociais para enganar compradores. Os pagamentos, geralmente via Pix, eram transferidos para contas temporárias que desapareciam, dificultando o rastreamento e configurando lavagem de dinheiro.
Durante a ação, foram cumpridos 27 mandados de busca e apreensão em várias cidades, resultando na prisão de 12 indivíduos e no indiciamento de outros 27 alvos. Diversas contas bancárias suspeitas foram bloqueadas. As investigações prosseguem.