A Polícia Civil prendeu, nesta quarta-feira (23), um dos chefes de uma facção criminosa da Baixada Santista, envolvido no tráfico internacional de drogas, no bairro Vila Caiçara, em Praia Grande, litoral sul paulista. A prisão ocorreu após um trabalho de inteligência que durou pelo menos um ano.
Os trabalhos policiais foram realizados por integrantes do Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior 6 (Deinter 6), por meio da Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (Dise) de Itanhaém, com o apoio do Grupo de Operações Especiais (GOE). Durante as diligências, os agentes cumpriram mandados de busca e apreensão e foram apreendidos celulares, documentos e relógios. O criminoso, de 38 anos, detido no local, estava foragido desde julho, após ser condenado a oito anos de prisão pelo crime de tráfico de drogas.
O preso era alvo de investigações por fazer parte de uma célula que lavava dinheiro do tráfico por meio de empresas de fachada. Ele estabeleceu empresas em outros estados para movimentar os pagamentos relacionados ao tráfico, e até o momento, a polícia identificou cerca de R$ 3 milhões movimentados.
O caso foi registrado na Central de Polícia Judiciária (CPJ) de Praia Grande, onde o detido permanece à disposição da Justiça. As investigações continuam para desmantelar a organização criminosa e identificar outros envolvidos.