Loading...
Skip to content

Notícias

27/09/2024

Operação contra lavagem de dinheiro e desmanches ilegais é realizada no Vale do Paraíba

Sexta-feira, 27 de Setembro de 2024 (16h00)

Brasão Nacional PCSP Moldura.pngA 1ª Delegacia de Polícia de Investigações Gerais de São José dos Campos (DIG/Deinter 1) deflagrou, na quarta-feira (25), a "Operação Colosso Real", visando combater a lavagem de dinheiro, receptação qualificada, associação criminosa e estelionato. A ação envolveu o cumprimento de 22 mandados de busca e apreensão em diversas cidades da região, incluindo Taubaté, Jacareí, Igaratá, Mogi das Cruzes e São José dos Campos.

A operação busca reduzir os índices de furtos e roubos de veículos e tornar o comércio de peças usadas mais seguro. Durante as fiscalizações, foram inspecionados locais que abrigavam peças veiculares, resultando na constatação de irregularidades. Um desmanche, que havia sido lacrado em operação anterior por operar sem autorização, foi encontrado funcionando novamente, levando à apreensão de todas as peças localizadas, além de um motor oriundo de crime e uma caminhonete clonada.

A investigação começou quando a 1ª DIG, em fiscalização conjunta com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), descobriu um desmanche em Taubaté, repleto de peças sem o selo de rastreabilidade. Após lacração do local, foi identificado que os proprietários movimentaram cerca de R$ 3 milhões. Além disso, outra investigação em São José levou à identificação de responsáveis por um desmanche clandestino, com cinco carros apreendidos, que coincidiam com indivíduos já presos em operações anteriores.

Ambas as apurações revelaram um imóvel em comum, onde supostamente as quadrilhas estavam desmanchando veículos furtados. Durante a operação, foram apreendidos diversos aparelhos eletrônicos, documentos, mais de R$ 59 mil em espécie e uma pistola registrada, além de nove veículos automotores.

O inquérito apura casos de lavagem de dinheiro, receptação, fraude contra seguro e associação criminosa. As autoridades reiteram que as ações conjuntas e investigações continuarão em um esforço para eliminar desmanches ilegais na região do Vale do Paraíba.

Cerca de 54 policiais civis e seis agentes do Detran participaram da operação. A atuação contou com o apoio da 2ª Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes, 3ª Delegacia de Polícia de Investigações sobre Homicídios, Setor Especializado de Combate aos Crimes de Corrupção, Crime Organizado e Lavagem de Dinheiro e Delegacias Seccionais de Jacareí e São Sebastião.

Fonte/foto: Deinter 1 - dss

NOVO_RODAPÉ.png


    Governo do Estado de SP