Na segunda-feira (9), policiais civis da Delegacia de Polícia de Investigações Gerais de Jundiaí (DIG/Deinter 2) cumpriram um mandado de busca e apreensão no bairro Jardim América III, em Várzea Paulista. O mandado resultou na prisão de um mecânico, indiciado por crimes contra a relação de consumo.
A operação visava investigar crimes patrimoniais e irregularidades na comercialização de produtos. Ao chegarem no local indicado pelo mandado, os agentes não encontraram peças ou produtos que fossem objeto direto de crime. No entanto, durante a fiscalização, foi constatado que todas as peças automotivas encontradas estavam expostas sem o selo de rastreabilidade obrigatório, conforme exigido pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para sua comercialização.
A ausência do selo configura uma violação das normas de consumo, que têm como objetivo garantir a qualidade e a origem dos produtos vendidos ao consumidor.
Durante inspeção, a equipe apreendeu 66 portas, 62 bandejas de suspensão, 42 molas de suspensão, 40 caixas de direção, 34 torres de suspensão, 34 amortecedores, 16 paralamas, 13 hidrovácuos, 12 para-choques, 8 capôs, 8 bancos, 4 tampas de porta malas, 3 colunas de direção, além de quatro veículos.
Diante da infração, o proprietário foi preso em flagrante por expor à venda mercadorias cuja embalagem, tipo, especificação, peso ou composição esteja em desacordo com as prescrições legais.