Policiais civis da Divisão de Investigações Criminais contra o Meio Ambiente do Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania (DIICMA/DPPC) desmantelou, nesta quinta-feira (5), uma rede de fabricação e soltura de balões, prática que compromete a segurança e o meio ambiente. A ação, denominada "Safe Sky" – Fase II, envolveu a execução de mandados de busca e apreensão em várias cidades do estado de São Paulo.
Os mandados foram expedidos pela Justiça, que investiga crimes relacionados à fabricação, venda, transporte e soltura de balões, bem como incêndios e associação criminosa. As equipes policiais realizaram diligências nas cidades de São Paulo, Santo André, São Caetano, Francisco Morato, Guarulhos, Campinas e Bom Jesus dos Perdões.
Durante a operação, foram apreendidos diversos itens, incluindo oito aparelhos celulares, balões e equipamentos para a fabricação dos mesmos. Dois indivíduos foram presos, com eles foram encontrados materiais e equipamentos para confecção de balões. Ambos foram autuados em flagrante por produzir e soltar balões.
Após o pagamento de fiança, a dupla foi liberada para responder em liberdade. Ambos confessaram ter participado da soltura de um balão de aproximadamente 75 metros, ocorrida em um pesqueiro no município de Bom Jesus dos Perdões no dia 22 de julho deste ano, gerando um novo inquérito policial.
A Polícia Militar Ambiental também participou da operação, aplicando multa administrativa de R$ 10 mil a cada infrator. A operação "Safe Sky" visa reforçar a luta contra práticas que prejudicam a segurança pública e o meio ambiente, reafirmando o compromisso das autoridades com a preservação ambiental e a segurança da comunidade.