A Polícia Civil deflagrou, na última sexta-feira (5) e no sábado (6), a Operação ‘Cativeiro’ em Americana, interior de São Paulo. O objetivo da ação foi dar prosseguimento às investigações sobre o sequestro de um caminhoneiro e o roubo de seu caminhão.
O crime ocorreu no dia na quinta-feira (4), quando um homem de 63 anos, foi interceptado por criminosos que levaram seu caminhão e a carga para o Paraguai e a vítima foi sequestrado e levado para Hortolândia por outra parte do grupo. A família registrou a ocorrência na Polícia Civil do Paraná, que rapidamente entrou em contato com a Polícia Civil de São Paulo. No decorrer do sequestro, a família da vítima realizou um pagamento via PIX para o grupo criminoso.
Os trabalhos policiais foram realizados por integrantes do Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior 9 (Deinter 9), por meio da Delegacia de Investigações Gerais de Americana (DIG), com o apoio Delegacia Seccional de Americana, da Divisão Especializada de Investigações Criminais de Piracicaba (Deic), 1ª Delegacia de Investigações Gerais de Piracicaba (DIG-Deic), 1ª Delegacia Antissequestro do Dope e Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial de Curitiba (Tigre). Durante as diligências, os agentes prenderam em flagrante um homem que faz parte do grupo criminoso e foram apreendidas armas de fogo, munições, coletes balísticos e petrechos para tráfico de drogas. A vítima foi libertada pelos criminosos no município de Sumaré. Outros dois caminhoneiros sequestrados foram liberados no mesmo momento. Três pessoas foram indiciadas e a investigações prosseguem para localizar e identificar demais integrantes desta organização criminosa.
O detido foi conduzido à Especializada, onde passou pelos trâmites de polícia judiciária. Após, foi encaminhado ao cárcere e ficará à disposição do Poder Judiciário.