Policiais civis da 2ª Delegacia de Polícia de
Investigações sobre Estelionato e Crimes contra a Fé Pública (DIG), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), na manhã de quarta-feira (23), desativaram uma central que era usada para aplicar golpes. O esquema funcionava em um escritório no Tatuapé, na Zona Leste. Dois homens acabaram presos no local.
A equipe encontrou centenas de documentos, entre cartões bancários, carteiras de identidade e crachás falsificados de instituições financeiras. Também foi apreendido um revólver calibre 38 e munições.
As investigações apontaram que o esquema tinha como alvo correntistas de instituições financeiras. Os criminosos simulavam a ocorrência de quebra de segurança dos cartões bancários das vítimas e para sanar o problema convenciam a pessoa a repassar informações sigilosas. Os dados eram utilizados em compras, transferências, PIX e contratação de empréstimos.
O local contava com computadores e um aparato que permitia reproduzir o ambiente de um serviço de atendimento ao correntista.
Os detidos foram autuados por estelionato e associação criminosa.