Loading...
Skip to content

Notícias

28/01/2020

Polícia Civil inaugura Laboratório de Identificação Biométrica - Facial e Digital

Terça-feira, 28 de janeiro de 2020 (12h30)

Na ocasião, também foram entregues 376 novas viaturas para reforçar a frota da instituição em todo o Estado

O Delegado Geral de Polícia, Ruy Ferraz Fontes, acompanhado do governador João Doria e do secretário da Segurança Pública, General João Camilo Pires de Campos, inauguraram, na manhã desta terça-feira (28), o Laboratório de Identificação Biométrica - Facial e Digital e a Sala de Memórias do Instituto de Identificação “Ricardo Gumbleton Daunt” – IIRGD (Dipol). Na ocasião, também foram entregues 376 novas viaturas para reforçar a frota da Polícia Civil. O Governo do Estado investiu mais de R$ 24 milhões na compra dos automóveis.

A criação do laboratório permite maior celeridade, confiabilidade e capacidade de processamento das demandas cotidianas, além de diminuir o tempo de resposta, inclusive, na produção de provas técnicas, contribuindo para agilidade de diversas investigações conduzidas pela Polícia Civil.

O sistema já possui hoje um banco de dados com cerca de 30 milhões de registros biométricos. A plataforma tem a capacidade de se comunicar com outras do mesmo gênero, portanto será possível a interação com bancos de dados de outras unidades da Federação por meio de parceiras.

O Sistema de Identificação Automatizada de Impressões Digitais, em inglês Automated Fingerprint Identification System (Afis), que identifica e cruza dados de impressões digitais, está em funcionamento na instituição desde 2014 e, a partir da nova medida, passa a contar com reconhecimento facial.

Estiveram presentes ao evento o Secretário Executivo da Polícia Civil, Youssef Abou Chahin, o Deputado Estadual Delegado Olim, o Deputado Estadual General Peternelli, além de representantes do Tribunal de Justiça, do Ministério Público e autoridades civis e militares.

Fonte/fotos: APCS/DGPAd -ocn (o)

NOVO_RODAPÉ.png