Loading...
Skip to content

Museu da Polícia Civil

O Museu

O Museu da Polícia Civil começou a ser formado na década de 20 com as armas, objetos e instrumentos apreendidos nos inquéritos policiais que eram remetidos à Justiça e posteriormente devolvidos.  O objetivo era ilustrar as aulas ministradas na 1ª Escola de Polícia. 

O  Museu sempre acompanhou as escolas de Polícia, tendo como finalidade subsidiar a formação dos alunos policiais e  preservar e divulgar a história da Polícia Civil de São Paulo. 

Foi aberto à visitação pública em 1952. 

Hoje seu acervo reúne carros, aparelhos, objetos,  roupas, armas, documentos e fotos que contam a história da Polícia Civil, além de ferramentas e objetos utilizados  em delitos de grande repercussão, como o famoso crime da mala, ocorrido em 1928. 

Com uma frequência mensal de aproximadamente 1000 pessoas, o Museu da Polícia Civil de São Paulo atua também como um agente educador, com o propósito de instruir os visitantes,para que não se percam no mundo das drogas e do crime. 

Atualmente está localizado no 1º andar do Campus I da Academia de Polícia "Dr. Doutor Coriolano Nogueira Cobra", na Cidade Universitária (USP), conforme Decreto nº 60.930, de 2 de dezembro de 2014. 

A entrada é gratuita. 

Voltar

Governo do Estado de SP