Loading...
Skip to content

DEINTER%202

Endereço: Rua Marechal Deodoro, nº 135, Centro, Campinas/SP, CEP: 13000-000

Telefone: (19) 3232-6402,

E-mail: deinter2@policiacivil.sp.gov.br

DEPARTAMENTO DE POLÍCIA JUDICIÁRIA DE SÃO PAULO INTERIOR - DEINTER 2 - CAMPINAS

 

O Departamento de Polícia Judiciária São Paulo Interior 2 (Deinter 2) Campinas, foi criado pelo Decreto 44.448 de 24 de novembro de 1999 (com alteração trazida pelo Decreto nº  51.038, de 08 de agosto de 2006, que criou o Deinter 9), e tem como atribuição promover a execução, nas respectivas áreas de atuação, das atividades de polícia judiciária, administrativa e preventiva especializada.  Para tanto, se divide administrativamente em 5 Seccionais de Polícia, sendo que duas delas se localizam na cidade de Campinas. As demais seccionais são: Mogi Guaçu, Jundiaí e Bragança Paulista.

A sede do Deinter 2 fica na cidade de Campinas, única cidade do Estado de São Paulo, além da Capital, que possui mais de uma Delegacia Seccional. É uma das dez cidades que mais geram empregos no País e, segundo estudo da Fundação Getúlio Vargas, é a melhor cidade para se trabalhar do interior do Estado de São Paulo. Compõem a região, ainda, cidades do porte do Jundiaí, cidades turísticas como Holambra, e o circuito das águas, que é composto pelas cidades de Socorro, Águas de Lindóia, Amparo, Jaguariúna, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Pedreira e Serra Negra.

Na área do Deinter 2 estão as melhores e mais modernas rodovias do País: Anhanguera, Bandeirantes, Santos Dumont e D. Pedro I; o maior Aeroporto de cargas da América Latina (Aeroporto Internacional de Viracopos), além de uma rede ferroviária conectada com o Porto de Santos, o mais importante do continente.

A região possui polo tecnológico dos mais importantes do Hemisfério Sul, com Centros de Pesquisas e Institutos dos mais respeitados do Brasil. Ainda, no município de Campinas e região estão sediadas filiais de algumas das maiores empresas do mundo, da área tecnológica à de alimentos, passando pela automotiva, financeira, medicinal e de cosméticos, dentre outras.

Suas Universidades estão entre as melhores do Brasil, que traz reflexo direto na oferta de mão de obra altamente qualificada.

A área geral do Deinter 2 possui 9.684 km² de extensão territorial, distribuída por 38 municípios. A exorbitância desses números se reflete na conformação administrativa da Polícia Civil dentro de toda a região do Departamento, da seguinte maneira:

•102 unidades policiais (sendo que 11 estão aglutinadas e, por ora, não realizam atos de Polícia Judiciária), além de 9 cadeias;

•12 Delegacias de Defesa da Mulher;

•4 Delegacias de Investigação Geral (DIGs) e 4 Delegacias de Investigação sobre Entorpecentes (DISEs), distribuídas e com área de atuação nas Seccionais de Bragança Paulista, Jundiaí, Mogi Guaçu e 1ª de Campinas

•01 Delegacia Especializada Antissequestro (DEAs), subordinada à Diretoria do Departamento (DEAS);

•01 Delegacia da Infância e Juventude;

•Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos (GARRA)

•Unidade de Ensino e Pesquisa (UEP);

•01 Unidade de Inteligência Policial e 5 Centros de Inteligência Policial;

Organograma

Clique no(s) ícone(s) para visualizar o(s) organograma(s):

    Organograma

Voltar

Governo do Estado de SP