O ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Ferreira Mendes, proferiu na manhã desta sexta-feira (24) uma palestra sobre o tema “Segurança Pública e Justiça Criminal”. O evento reuniu importantes autoridades como: o secretário da Segurança Pública, Alexandre de Moraes; o Delegado Geral de Polícia, Youssef Abou Chahin; o comandante-geral da PM, Ricardo Gambaroni, o superintendente da Polícia Técnico-Científica, Ivan Mizziara; o secretário da SAP (Secretaria da Administração Penitenciária), Lourival Gomes e o presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de SP, Paulo Adib Casseb. A palestra foi realizada no “Auditório Prof. Jose Joaquim Boarin” da Fundação Escola de Comércio Alvares Penteado (FECAP), no centro de São Paulo.
O evento foi uma iniciativa da Secretaria da Segurança Pública, por meio do Conselho da Polícia Civil (CPC) e do Conselho de Coronéis da Polícia Militar, cujos componentes também estavam presentes, além de membros do Ministério Público, delegados da Polícia Civil e convidados.
O palestrante
Gilmar Mendes nasceu na cidade de Diamantino (MT) e Bacharelou-se em Direito pela Universidade de Brasília em 1978. Fez o Mestrado em Direito e Estado na mesma Universidade, obtendo o certificado de conclusão em 1987, com distinção.
Foi nomeado Ministro do Supremo Tribunal Federal, por decreto de 27 de maio de 2002, e tomou posse em 20 de junho de 2002. Escolhido pelo Supremo Tribunal Federal, integrou o Tribunal Superior Eleitoral de 29 de junho de 2004 a 27 de abril de 2006. Assumiu a Presidência do TSE em 21 de fevereiro de 2006 e, em 27 de abril de 2006, renunciou em virtude de sua posse na Vice-Presidência do Supremo Tribunal Federal. Exerceu a Presidência do Supremo Tribunal Federal para o biênio 2008-2010, tendo sido empossado em 23 de abril de 2008, e, também, a Presidência do Conselho Nacional de Justiça desde 26 de março de 2008.
Wilson Elias (APCS - DGPAd)