07/06/2019

Governo de SP anuncia reforma de 120 delegacias e pacote de investimentos para a Polícia Civil

Sexta-feira, 7 de junho de 2019 (19h00)

O governador João Doria e o secretário da Segurança Pública, general João Camilo Pires de Campos anunciaram, nesta sexta-feira (7), a reforma de 120 delegacias, por meio de investimento do setor privado, assim como um pacote de investimentos para a Polícia Civil, entre outras aquisições para a Polícia Militar Ambiental.

00036443.jpg

Ao todo serão investidos cerca de R$ 480 milhões nas obras, além de R$ 57,5 milhões na aquisição de quase 8,3 mil coletes, 150 viaturas, 2 mil computadores, móveis e outros materiais para a Polícia Civil e de R$ 16,8 milhões, oriundos da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Sima), na compra dos novos veículos para o policiamento ambiental especializado.

Reformas em delegacias

As reformas atenderão 120 delegacias, sendo 94 na capital, incluindo especializadas, 25 na região metropolitana e uma no interior do Estado. Todas foram selecionadas com base em critérios técnicos e operacionais.

“Gradualmente, o nosso objetivo é estabelecer o padrão Poupatempo de atendimento à população. Não só na qualidade física, como na qualidade de velocidade, presteza e confiabilidade”, afirmou o governador. “Buscamos que os nossos profissionais possam trabalhar melhor e as pessoas que nos procuram possam ser melhor atendidas”, completou o general Campos.

O plano contempla reparo das estruturas físicas das unidades policiais, com foco na reforma dos telhados, na parte elétrica, hidráulica e pintura. As obras ficarão a cargo do setor privado e a execução dos trabalhos será supervisionada pela Administração da Policia Civil. A estimativa é que as obras tenham início em julho e sejam concluídas no primeiro semestre de 2020. Uma segunda etapa de obras, contemplando outras unidades de polícia judiciária do Estado, será iniciada no próximo ano.

Reforço na frota e equipamentos para a Polícia Civil

O Governo do Estado de São Paulo investiu mais de R$ 57 milhões no plano de modernização da Polícia Civil. Do total, R$ 16,2 milhões foram destinados à compra de 8.293 coletes balísticos, R$ 11,3 milhões para aquisição de 150 viaturas e R$ 5,8 milhões para compra de 2 mil computadores.

Além disso, R$ 16,7 milhões foram aplicados à inteligência policial, compra de equipamentos, rastreadores, data center e tablets para viaturas policiais e R$ 7,5 milhões para aquisição de móveis para delegacias do interior. Todos os veículos e equipamentos devem ser comprados até o final deste ano.

Reforço policial

Além de investir na aquisição de equipamentos e reforma de instalações, o Governo do Estado também está reforçando o efetivo da Polícia Civil. Estão em andamento concursos públicos para o preenchimento de 2.750 vagas – a distribuição do efetivo será feita após a formatura dos policiais.

Serão contratados 250 delegados, 600 investigadores, 800 escrivães, 400 agentes policiais, 200 papiloscopistas, 200 auxiliares de papiloscopistas e 300 agentes de telecomunicações. Com o objetivo de programar a reposição do efetivo, o governador João Doria já autorizou a abertura de novos concursos para a contratação de mais 2.750 policiais civis a partir do próximo ano, entre outros investimentos para a Polícia Militar Ambiental.

Fonte: Site SSP - com adaptações - eov / foto: Paula Vieira (s)

• 00036443 carr.jpg